Marmitas Solidárias
Descrição
Marmitas Solidárias é o nome do projeto social da cozinha solidária localizada no bairro Tancredo Neves. Como bem destacado por Margarete, voluntária e fotógrafa, “a história começou com uma doação de chocolate… não foi comida”. Há 3 anos, no dia 4 de abril de 2021, no contexto da pandemia da COVID-19, as “laranjinhas”, como também são conhecidas, iniciaram uma campanha para evento de Páscoa. Através dos perfis pessoais no Facebook elas conseguiram arrecadações de balas, pirulitos e chocolates. Na distribuição das doações elas encontraram uma criança que comentou sobre o seu desejo: que tivesse comida para amenizar a tristeza de sua mãe. Foi assim que elas saíram de lá, afetadas pelo relato do menino e com vontade de fazer a diferença. A partir daí “não parou mais”, como disse Rosane, a presidente e responsável pelo projeto, enquanto explicava como elas começaram a cozinhar no fogo de chão em locais emprestados.
Atualmente, com uma sede cedida pelo voluntário Milton Caetano, as Marmitas Solidárias fazem parte do Comitê Emergencial de Rua, onde todas as terças-feiras realizam a distribuição das marmitas em frente ao Restaurante Popular para pessoas em situação de calçada. Além disso, após essas entregas, elas vão ao Pronto Atendimento do Patronato levar refeição para a população que lá se encontra. Sempre que possível e conforme as doações procuram realizar ações extras assistindo localidades como Renascença, Alto da Boa Vista, Resistência, Babilônia e Pôr-do-Sol. Ademais, através de parcerias buscam produzir eventos festivos em datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, para os que se encontram em situação de rua ou em algum ponto que atendem.
No contexto da crise socioclimática, as Marmitas Solidárias também foram fundamentais como um dos suportes da sociedade civil na mitigação dos efeitos dos eventos extremos. Durante o SOS chuvas elas produziram alimentação de qualidade durante 30 dias diretos, com um envolvimento que começava de manhã e só parava na noite. Para as voluntárias, até os dias de hoje se observa os efeitos das chuvas nas comunidades, que na verdade aprofundaram as desigualdades sociais existentes, sobretudo nas periferias da cidade.
O trabalho, que é realizado por uma equipe de voluntários que estão sempre com elas, depende muito de doações de projetos parceiros bem como de outras pessoas. O apoio é fundamental para a continuidade das ações, garantindo uma alimentação de qualidade para a população vulnerável de Santa Maria, além de outros itens como água, roupa, etc. Como forma de contribuir com o projeto, as Marmitas Solidárias possuem um brechó que ajuda com os custos das ações. É possível apoiar o projeto através de doações, mas também visitando o brechó solidário.
Endereço
Rua Sara Carvalho, 35
Contato
(55) 99152-3440 – Margarete
(55) 99117-4815 – Rosane
Arrecadação de
– Arroz
– Feijão
– Proteínas
– Óleo
– Massas
– Legumes
– Demais itens culinários e alimentícios que ajudem na preparação
– Potes ou embalagens para a distribuição
– Roupas de inverno
– Cobertores
– Fraldas
Google Mapas iframe
0 comentário